Medicina funcional

Você sabe o que a falta do sono pode causar ao organismo?

Estudos mostram que trabalhadores noturnos tem uma chance maior de problemas de saúde.

Algumas funções no nosso corpo são reguladas pelo ciclo circadiano do dia / noite.Alguns pacientes tem dificuldades com o sono por vários motivos. Um deles é o cortisol alto durante a noite (geralmente por ansiedade / estresse no dia a dia). Outros poderiam se beneficiar de suplementos, por exemplo, complexo b (principalmente a vitamina B6). Gens que predominam hábitos noturnos podem ser vistos nos exames genéticos (gens relacionados ao relógio biológico) e que mostram forte associação com alteração do ciclo circadiano e relação maior com dificuldade em dormir, obesidade, resistência à insulina, maior status inflamatório.

E o que podemos fazer no nosso dia a dia? Diminuir a luz já próximo ao momento de dormir, evitar uso do celular a noite, não ver filmes de ação ou que possam prender atenção, procurar ler um bom livro, usar chás que promovam o relaxamento (mulungu, valeriana, melissa, camomila são boas dicas), atividade física regular (de preferência pela manhã), evitar a cafeína perto do período noturno, comer pelo menos 3 horas antes de deitar.. Isto é o que podemos chamar de “higiene do sono” – preparar seu corpo para o momento de descanso. Ir desacelerando… Acordar no mesmo horário, independente da hora que dormiu, para criar rotina também é importante. Isso melhora a sensibilidade do seu relógio biológico.

Uma análise geral do paciente irá ajudar na orientação e condução do seu tratamento, e evitar em muitos casos medicações mais fortes e que podem causar dependência. A fitoterapia e melatonina dependendo do caso também podem ser utilizadas.

Siga as dicas acima e se não obter resultado satisfatório, procure ajuda.

Quer saber mais do assunto? Dê sugestões, pergunte!

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *