Estudos mostram que trabalhadores noturnos tem uma chance maior de problemas de saúde.
Algumas funções no nosso corpo são reguladas pelo ciclo circadiano do dia / noite.Alguns pacientes tem dificuldades com o sono por vários motivos. Um deles é o cortisol alto durante a noite (geralmente por ansiedade / estresse no dia a dia). Outros poderiam se beneficiar de suplementos, por exemplo, complexo b (principalmente a vitamina B6). Gens que predominam hábitos noturnos podem ser vistos nos exames genéticos (gens relacionados ao relógio biológico) e que mostram forte associação com alteração do ciclo circadiano e relação maior com dificuldade em dormir, obesidade, resistência à insulina, maior status inflamatório.
E o que podemos fazer no nosso dia a dia? Diminuir a luz já próximo ao momento de dormir, evitar uso do celular a noite, não ver filmes de ação ou que possam prender atenção, procurar ler um bom livro, usar chás que promovam o relaxamento (mulungu, valeriana, melissa, camomila são boas dicas), atividade física regular (de preferência pela manhã), evitar a cafeína perto do período noturno, comer pelo menos 3 horas antes de deitar.. Isto é o que podemos chamar de “higiene do sono” – preparar seu corpo para o momento de descanso. Ir desacelerando… Acordar no mesmo horário, independente da hora que dormiu, para criar rotina também é importante. Isso melhora a sensibilidade do seu relógio biológico.
Uma análise geral do paciente irá ajudar na orientação e condução do seu tratamento, e evitar em muitos casos medicações mais fortes e que podem causar dependência. A fitoterapia e melatonina dependendo do caso também podem ser utilizadas.
Siga as dicas acima e se não obter resultado satisfatório, procure ajuda.
Quer saber mais do assunto? Dê sugestões, pergunte!