Intestino e Imunidade

Autismo e intestino. Tem Relação?

Estudos mostram que há relação forte entre a neuroinflamação que ocorre nos pacientes com TEA (transtorno do espectro autista) e a microbiota intestinal, e que o intestino participa ativamente das nossas emoções.
A comunicação que ocorre é em via de mão dupla, mas o influxo de informações do intestino para o cérebro é maior que do cérebro para o intestino. Tudo finamente articulado principalmente pelo nervo Vago, um importante nervo do nosso corpo.

É lógico que sabemos que o ajuste da inflamação silenciosa intestinal em associação com uma microbiota com reduzido potencial inflamatório não “cura” o TEA, porém consegue melhorar muito os sintomas e o paciente responder melhor ao tratamento multidisciplinar.
Tivemos um congresso brasileiro no mês (inicio de Maio 2022) somente sobre o eixo intestino-cérebro, dada a importância do assunto e a necessidade de avançar este conhecimento para os profissionais de saúde.

No TEA, tivemos um aumento brutal em sua incidência nas últimas décadas. Para ocorrer a neuroinflamação esta sofre a influência de inúmeros fatores como: resposta imunológica, microbioma (entenda-se principalmente a microbiota intestinal), aspectos clínicos individuais, permeabilidade intestinal, genética e fatores ambientes. Tudo tem que ser olhado. Não é apenas medicação e terapia! Tenho inúmeros pacientes autistas, que são acompanhados comigo e juntamente com seu neurologista e que juntos somamos as ações para reduzirmos o processo da neuroinflamação.

Afinal sou imunologista, e deixar o sistema imune em equilíbrio é meu foco nestes pacientes.

A relação intestino e função cerebral mantêm uma conexão muito mais próxima do que vocês podem imaginar.

Na Alergo´s tentamos levar informação de qualidade a vocês pacientes, para que procurem os profissionais que irão direcionar o caminho e terem mais assertividade na condução do tratamento.