Vídeos

Outono e as Doenças Respiratórias

Outono traz um aumento de mais de 30% das doenças infecciosas e alérgicas. Mas, por que isso acontece?

Um dos fatores agravantes para a maior incidência de doenças infecciosas ou agravamento de alergias é a temperatura e a redução da umidade que já começa em nosso meio. Ainda temos partículas do ar que ficam mais em suspensão dificultando a drenagem das vias aéreas dos poluentes e vírus. A diminuição do movimento ciliar em nossas narinas, que é uma de nossas portas de defesa também fica mais comprometida.

Quadros de resfriado comum são frequentes. A infecção pelo vírus sincicial respiratório, é bastante prevalente em crianças pequenas e causa de crises de bronquiolite viral que podem ser graves especialmente em prematuros. Não podemos esquecer dos quadros de gripe, causada pelo vírus influenza. Pode ser prevenida pela vacinação, que já começou tanto na rede pública quanto na rede particular. Não deixe de tomar a vacina contra a gripe anualmente.

E quais outros cuidados posso ter para evitar a propagação dos vírus e a piora das crises alérgicas? Para os alérgicos, manter o acompanhamento e ter a estratégia necessária a cada caso para evitarmos agravamento das crises. Limpeza criteriosa dentro de casa e nos locais de maior contato, medidas principalmente para controle de ácaros. Lembrar da capas anti-ácaro e um aspirador com filtro Hepa pode ser um bom aliado. Muitos asmáticos por exemplo nesta época precisam de ajustes no seu tratamento. Hidratar o corpo (tomar água) e as vias aéreas (com soro fisiológico), evitar locais com aglomeração, evitar compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas. Ter a adequada higiene das mãos. Em nossa região, onde a umidade fica muito baixa, o umidificador pode ser útil. O cuidado com ele é a limpeza diária, para evitar a proliferação de fungos.

Vamos fazer a nossa parte e evitarmos a disseminação dos vírus respiratórios e manter os cuidados redobrados. Tem dúvidas? Mande direct que esclareço.

Você também pode gostar...