Alergia

Rinite não Alergica

Pode parecer estranho para algumas pessoas, mas a rinite nem sempre é alérgica! Vem comigo que vou te explicar.
Primeiro, para que eu possa fazer um diagnóstico correto preciso descartar a rinite alérgica. Isso fazemos da forma investigativa, como sempre falo aqui. É importante verificar se o paciente apresenta uma reação exagerada do sistema imune a alguma substância e se há produção de IgE – o que caracteriza a rinite alérgica clássica.
A rinite não alérgica é uma inflamação da mucosa, camada que reveste a cavidade nasal, causada por fatores como odores, infecções virais, mudanças climáticas, estresse, fumaças, comidas temperadas… e onde não há produção de IgE pelo nosso sistema imune.
Os sintomas se assemelham, é tudo rinite. O que muda é o fator que desencadeia e a forma de tratar pode mudar. Lembra que sempre temos que buscar a causa do problema e evitar? A história clinica, exames, irão nortear os agentes. Para rinite não alérgica o tratamento com Imunoterapia (vacinas para alergia) NÃO funciona!! Por isto é importante a avaliação do especialista e a orientação adequada.
Na Alergo´s olhamos sempre se nosso sistema imune está em desequilíbrio, ajudando na modulação do intestino, e consequentemente inflamações como rinites (seja ela de qual origem for) ajudam a ter um melhor controle, não só com uso de medicamentos como o tratamento convencional faz.
E claro, não devemos esquecer da higiene nasal com soro na rotina.
Salve e compartilhe esse post para despertar a curiosidade dos amigos para esse tema! É importante promover a saúde!
Se tiver qualquer dúvida sobre esse assunto mande direct que te respondo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *