Intestino e Imunidade

Imunoterapia alérgeno específica

O único tratamento que muda a história do paciente alérgico.!

O que é


A imunoterapia alérgeno específica, também conhecida como vacina de alergia ou simplesmente imunoterapia, é um tratamento eficaz para alergias, especialmente alergias respiratórias como rinite alérgica e asma, mas também pode ser utilizada para alergia ocular e alergia a insetos, como as picadas de abelhas ou vespas. Este tratamento envolve a administração controlada de doses crescentes do alérgeno ao qual o paciente é sensível, com o objetivo de reduzir a resposta alérgica do sistema imunológico a esse alérgeno específico.
Na Alergo´s temos duas opções de tratamento com imunoterapia – a via subcutânea e realizada na clínica Alergo´s ou via sublingual, onde o paciente pode realizar na comodidade da sua casa.
A imunoterapia alérgeno específica é indicada principalmente para pacientes com alergias persistentes, que não respondem bem aos tratamentos convencionais e onde se melhorar a qualidade de vida e reduzir riscos de complicação deste quadro alérgico como infecções de repetição ou crises de asma.
A importância deste tratamento reside na sua capacidade de modificar a resposta imunológica do paciente ao alérgeno, levando a uma redução dos sintomas alérgicos e, em alguns casos, à remissão completa da alergia. Isso é alcançado através da exposição gradual e controlada ao alérgeno, que leva a uma tolerância imunológica, ou seja, o sistema imunológico do paciente se adapta ao alérgeno e não responde de forma exagerada quando exposto a ele no futuro.


Os efeitos importantes da imunoterapia alérgeno específica na redução das alergias incluem:

  1. Redução dos sintomas alérgicos: Os pacientes frequentemente experimentam uma diminuição significativa dos sintomas alérgicos, como coriza, espirros, coceira nos olhos, tosse e falta de ar.

  2. Melhoria da qualidade de vida: Ao reduzir os sintomas alérgicos, a imunoterapia pode ajudar os pacientes a desfrutarem de uma melhor qualidade de vida, permitindo-lhes realizar suas atividades diárias sem interrupções causadas pelas alergias.

  3. Prevenção de complicações: A imunoterapia pode ajudar a prevenir complicações associadas às alergias, como infecções respiratórias recorrentes, sinusite crônica e crises de asma.

  4. Redução da necessidade de medicamentos: Em alguns casos, a imunoterapia pode reduzir a dependência de medicamentos antialérgicos, como anti-histamínicos e corticosteroides nasais ou inalatórios.
    É importante ressaltar que a imunoterapia alérgeno específica é um tratamento que requer comprometimento a longo prazo, pois requer um tempo que varia de 3 a 5 anos para que sua eficácia a longo prazo seja estabelecida.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *