Alergia - Alergos Clínica - Clinica de Alergia em Uberaba

Alergia

Entenda o que está por trás das alergias.
shape1

A definição é que é uma reação do sistema imune que responde de forma exagerada após a exposição a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) e que ocorre em indivíduos susceptíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados.

No processo alérgico há a produção de Imunoglobulinas, a mais conhecida é a IgE. Toda vez que entramos em contato com alguma substância que nosso corpo não está tolerando, há liberação rápida de mediadores de inflamação e produção por exemplo de espirros, prurido nasal, tosse, coceira na pele, etc.

Podemos ter diversos tipos de alergia, como alergia alimentar, asma, rinite, alergia ocular, alergia a medicamentos, alergias cutâneas como urticária, dermatites, entre outras. E será que é fácil identificar o que causa a alergia? Será que em todos os pacientes veremos o mecanismo de IgE onde facilmente reconhecemos o alérgeno no exame de prick test (teste cutâneo) ou na dosagem sanguínea de IgE específica? Não. Alergias podem também ter exames negativos, termos alergias tardias que os exames atuais ainda falham em reconhecer.

Esta é a diferença do alergista e imunologista que tem um olhar diferente em relação à alergia e aos processos que a envolvem. O olhar da causa, o olhar de conhecer toda a história deste indivíduo, reconhecer as bases inflamatórias presentes e que muitas vezes estão em paralelo com uma inflamação silenciosa a nível intestinal, ativando a o sistema imune e toda a cascata imunológica naqueles pacientes suscetíveis. É esta abordagem que a Alergo´s tem e que estamos mostrando a vocês nesta página.