Urticária e Angioedema

O QUE É

A urticária é uma erupção na pele que se manifesta por placas ou calombos, em geral avermelhado que varia de tamanho, podendo formar as placas. As lesões têm duração fugaz e mudam de localização, aparecendo ora num local do corpo, ora em outro e costumam ter muita coceira (prurido).  Como são fugazes, dessaparecem sem deixar vestígios porém geralmente recidivam.
O angioedema é o edema (inchaço)g, que pode ou não ocorrer simultaneamente com a urticária. Em eral não coça, tem início súbito e pode ser precedido por sensação de ardor ou formigamento. Obedece aos mesmos mecanismos determinantes da urticária. Acomete frequentemente pálpebras, lábios, orelhas, regiões genitais, pés, mãos. Quando se localiza na garganta, é conhecido como edema na glote. Pode ocorrer ainda edema na língua. Vale ressaltar que existe um tipo de angioedema genético que aparece espontaneamente ou após trauma, infecções e estresse, chamado de “Angioedema hereditário” que se diferencia do quadro habitual e é um tipo de imunodeficiência.
A urticária é uma enfermidade comum, sendo facilmente reconhecida pelos pacientes e por médicos. Entretanto, é altamente complexa no que diz respeito às manifestações clínicas e causas do problema.

PRINCIPAIS CAUSAS

• Medicamentos;
• Alimentos, aditivos alimentares;
• Infecções microbianas;
• Parasitoses intestinais;
• Agentes físicos: exercícios, frio, pressão sobre a pele e outros;
• Emotividade alterada (psicogênica);
• Fatores  emocionais
• Outras causas diversas menos frequentes.

DIAGNÓSTICO

A descoberta da causa de uma urticária é um verdadeiro “trabalho de detetive”. Não existe um exame ou um teste definitivo para o diagnóstico. Testes de alérgica como Prick test pode ser solicitado e alguns exames mais específicos. Exames de sangue também podem ser solicitados.

TRATAMENTO

O tratamento visa o controle da causa, e controle dos sintomas que são bastante incômodos. Medicamentos anti-histamínicos são a primeira escolha no tratamento. Outros medicamentos podem ser indicados dependendo de cada caso, e as vezes até medicamentos injetáveis.