Rinite

O QUE É

Rinite, que é conhecida  mais comumente como rinite alérgica, é uma inflamação da mucosa nasal caracterizada por espirros, coriza, congestão e prurido nasal. Embora a rinite alérgica em si não ofereça risco a vida (a menos acompanhada por asma grave), é uma doença com grande impacto na qualidade de vida do paciente, e quando não tratada aumenta a chance em até 40% do paciente desenvolver asma ao longo da vida.

SINAIS E SINTOMAS

Os sinais e sintomas da rinite alérgica incluem o seguinte:
 espirros
 coceira: nariz, olhos, ouvidos, garganta
 coriza
 gotejamento pós-nasal (secreção “escorrendo ou grudada” na garganta)
 obstrução nasal
 anosmia (perda do olfato)
 dor de cabeça
 dor de ouvido
 olhos vermelhos e/ou inchados
 sonolência e cansaço / mal-estar
Dentre as complicações da rinite, destaca-se: Rinossinusite aguda ou crônica, otite média, asma, perturbação do sono e prejuízo das atividades laborais, anormalidades de cavidade bucal devido a respiração bucal.

DIAGNÓSTICO

Para o diagnostico o médico solicitará exames (tanto exames de sangue e testes alérgicos) para avaliar os alérgenos envolvidos na rinite alérgica, e demais exames caso necessário.

TRATAMENTO

O tratamento da rinite alérgica consiste em medidas de controle ambiental que serão orientadas pelo médico, cuidados com a limpeza nasal, medicamentos específicos para a rinite e em alguns casos indicação de tratamento especifico – a Imunoterapia.
A Imunoterapia, também conhecido como vacinas de alergia é o tratamento mais indicado na atualidade, com alto índice de sucesso e efeitos colaterais mínimos. É um tratamento individualizado, especifico ao alérgeno que o paciente tem reação. Deve ser realizada por um profissional especialista em Alergia e Imunologia.