Teste de contato ou Patch test

O que é
Este teste consiste na aplicação de fitas adesivas no dorso do paciente, contendo diferentes substâncias, com leitura após 96 horas (segunda-feira colocação do adesivo, quarta-feira 1º leitura, sexta-feira - 2º leitura).

Pra que serve
É realizado mais comumente quando se há suspeita de dermatite de contato alérgica. Variações do Patch test são solicitadas quando se quer avaliar alergia alimentar não IgE mediada, dermatite atópica com desencadeante alimentar e também avaliar hipersensibilidade alérgica a alguns medicamentos, quando indicação especifica. Quais substâncias serão testadas será individualizado de acordo com a história clinica de cada paciente.

Técnica do exame
A pele do paciente deve estar limpa, livre de cremes, pomadas ou qualquer tipo de substâncias, não apresentar sudorese excessiva e não deve ser realizado em locais em que a pele esteja lesada ou na vigência de dermatites agudas ou subagudas.

Cuidados com o exame
O paciente não deve realizar movimentos bruscos, atividade física ou molhar o local em que estão colocados os contensores até o dia da sua retirada (a Alergo´s para sua maior comodidade oferece 2 tipos de adesivos, o padrão e o Aqua – adesivo especial onde a pele pode ser molhada até a data da primeira leitura).

Alguns medicamentos podem interferir no resultado do exame. Os pacientes não deverão estar em uso de corticóides sistêmicos ou imunosupressores pelo período de 30 dias antes do exame. Os corticóides tópicos (cremes, pomadas) não devem ser aplicados no local da aplicação do patch pelo menos 72 horas antes.


Mais comodidade pois permite molhar

Restrição a água durante todo o teste