Alergia Alimentar

O QUE É

A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que ocorre após a ingesta de determinado alimento. Mesmo uma pequena quantidade o alimento que causa alergia pode provocar sinais e sintomas. Em algumas pessoas, a alergia alimentar pode causar sintomas graves ou até mesmo uma reação com risco de vida, conhecida como anafilaxia.

A alergia alimentar afeta cerca de 6 a 8% das crianças com menos de 3 anos de idade e até 3% dos adultos. Algumas crianças superam sua alergia alimentar à medida que envelhecem. Na população infantil os alimentos mais incriminados são leite de vaca, ovo, soja, trigo, milho, amendoim, dentre outros. Já na fase adulta, destaca-se a ocorrência de alergia a castanhas, camarão e outros.

É fácil confundir uma alergia alimentar com uma reação muito mais comum conhecida como intolerância alimentar. Apesar de incomoda, a intolerância alimentar é uma condição menos grave que não envolve o sistema imunológico; geralmente manifestada por sintomas digestivos, como diarreia e vômitos.

Os sintomas de alergia alimentar geralmente se desenvolvem dentro de alguns minutos a duas horas após a ingestão do alimento agressor (quando alergia IgE mediada).

Os sinais e sintomas de alergia alimentar mais comuns incluem:
 formigamento ou coceira na boca
 urticária, coceira ou eczema
 inchaço dos lábios, face, língua e garganta ou outras partes do corpo
 respiração ofegante ou dificuldade para respirar
 dor abdominal, diarreia, náuseas ou vómitos
 tonturas, vertigens ou desmaios
 anafilaxia

Algumas pessoas têm uma reação alérgica a um alimento desencadeada pelo exercício, podendo inclusive levar à anafilaxia.

Alguns exames se tornam necessários para avaliar se há ou não a alergia alimentar. Procurar o especialista é parte fundamental para um correto diagnóstico, orientações e tratamento.