Dermatite Atópica

O QUE É

A dermatite atópica (eczema atópico) é uma doença inflamatória crônica da pele que apresenta uma evolução cíclica com períodos de melhora e piora. A etiologia não é exatamente conhecida, sendo multifatorial. Observa-se um caráter familiar e freqüentemente está associada à asma, rinite alérgica e até mesmo a alergia alimentar.
Não é uma doença contagiosa e a sua freqüência na população vem aumentando gradativamente, principalmente nas áreas urbanas, chegando até 20% em algumas localidades. É mais comum em crianças, mas pode ocorrer em qualquer idade. Causa intenso descorforto aos pacientes, especialmente nos casos mais graves, devido ao prurido de difícil controle.

SINAIS E SINTOMAS

prurido (coceira), com piora noturna
eczemas
 localização típica em dobras de joelhos e cotovelos, mas pode acometer outras áreas do corpo
 pele seca (xerose)
 infecção secundária

FATORES DE PIORA

banho quente
 substâncias tópicas irritantes ou roupas sintéticas
 suor excessivo
 clima seco
 privação do sol
 alguns alimentos – pensar em alergia alimentar nos casos mais graves

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é clínico, baseado no aspecto da lesão e história do paciente. Em casos selecionados, pode ser benéfica a realização de testes alérgicos como o Prick test e até mesmo o Patch test para alimentos quando houver suspeita de alergia alimentar.

TRATAMENTO

O tratamento envolve medidas comportamentais, uso de hidratantes específicos para este tipo de pele e uso de medicações tópicas (cremes) e/ou orais. Em alguns casos, é necessário acompanhamento nutricional e as vezes psicológico. Naqueles pacientes com alergia respiratória e comprovação de hipersensibilidade, a imunoterapia alérgeno-específica pode ser útil.