O QUE É A ALERGIA À ÁGUA E QUAIS OS SINTOMAS

A alergia à água, conhecida cientificamente como urticária aquagênica, é uma doença rara na qual a pele desenvolve manchas vermelhas e irritadas pouco tempo após o contato da pele com a água, independente da sua temperatura ou composição. Assim, pessoas com esta condição geralmente apresentam alergia a qualquer tipo de água, seja do mar, da piscina, do suor, quente, fria ou até a filtrada para beber, por exemplo.

Geralmente, este tipo de alergia é mais frequente em mulheres, mas pode acontecer também em homens e os primeiros sintomas normalmente aparecem na adolescência.

Uma vez que ainda não se conhece a causa desta doença, também não existe um tratamento para a curar. Porém, o dermatologista pode aconselhar o uso de algumas técnicas, como a exposição aos raios UV ou a ingestão de anti-histamínicos para aliviar o desconforto.

PRINCIPAIS SINTOMAS

Os sintomas mais comuns em caso de alergia na água incluem:

• Manchas vermelhas na pele que surgem após entrar em contato com água;
  • Coceira ou sensação de queimação na pele;
  • Manchas inchadas na pele sem vermelhidão.

Normalmente estes sinais surgem em locais junto da cabeça, como o pescoço, os braços ou o peito, mas também podem se espalhar por todo o corpo, dependendo da região que esteve em contato com a água. Estas manchas tendem a desaparecer cerca de 30 a 60 minutos após se remover o contato com a água.

Em situações mais graves, este tipo de alergia também pode causar um choque anafilático com sintomas como sensação de falta de ar, chiado ao respirar, sensação de bola na garganta ou rosto inchado, por exemplo.

Caso sinta alguns desses sintomas procure um alergista ou alergologista pois é necessário estudar todo o histórico clínico, assim como o tipo de sintomas.

Fonte: Tua Saúde