Descubra os 6 tipos diferentes de urticária e quais são os sintomas da doença de pele.

A urticária é uma doença de pele caracterizada por lesões avermelhadas, que normalmente provocam coceira e inchaço local. Os quadros de crise são gerados a partir da liberação de histamina, substância que age dilatando os vasos sanguíneos na pele, causando o inchaço e vermelhidão.

De acordo com a dermatologista Vanessa Metz, do Rio de Janeiro, o quadro pode se desenvolver por diferentes motivos e apresentar características diferentes. Confira os 6 tipos da reação que pode estar localizada ou generalizada pelo corpo!

1) Urticária aguda

Segundo a médica, essa é a mais simples de determinar. “É gerada a partir de uma hipersensibilidade. O paciente conta que ao comer determinado alimento – como por exemplo peixe, amendoim, chocolate, mariscos e condimento -, tomar certo medicamento ou aplicar alguma substância tópica, o quadro se desenvolve”, explicou. A manchinha dura algumas horas e também pode ser estimulada por doenças sistêmicas – como a lúpus ou linfoma.

2) Urticária crônica

A dermatologista explicou que esse tipo de lesão não costuma ser causada por uma reação alérgica, e, por isso, necessita de uma biópsia para detectar o que está estimulando o quadro. O episódio costuma durar mais de 24 horas e pode provocar dor.

3) Urticária colinérgica

Muito comum em adolescentes, pode estar ligada a questões emocionais. “Quando o paciente passa por momentos de muito estresse ou grandes emoções, por exemplo, aparecem essas pequenas lesões no corpo. Outro motivo também é a produção excessiva de suor”, esclareceu.

4) Urticária física

Popularmente conhecida como urticária de pressão, é um caso raro e de menor frequência. “Ocorre quando o paciente ficou muito tempo com o braço pressionado na cadeira, na mesa ou ainda quando o computador está fazendo pressão sobre as pernas. Na hora que esse contato é interrompido, há um processo de urticária na região”, contou.

5) Urticária de frio ou calor

É diagnosticada quando o paciente se queixa de placas vermelhas espalhadas pelo corpo, com pouca coceira. São mais comuns logo após um banho muito quente ou muito frio e raras quando relacionadas à temperatura ambiente.

6) Urticária aquagênica

Também é causado pela água, porém, nesses casos, o fator não tem ligação com a temperatura, e sim com a pressão. “Depois que a pessoa toma um banho de ducha, por exemplo, ela percebe o surgimento das lesões. Se ela passa a tomar banho de banheira o quadro melhora”, disse.

O tratamento da urticária é realizado com o uso de antialérgicos, que devem ser prescritos por um médico dermatologista após o diagnóstico correto. Manter a pele sempre hidratada é uma medida que contribui para evitar as crises da doença.

Fonte: https://www.dermaclub.com.br/noticia/descubra-os-6-tipos-diferentes-de-urticaria-e-quais-sao-os-sintomas-da-doenca-de-pele_a1617/1