DA PARA VIVER BEM COM A ASMA?

A asma é uma doença pulmonar, caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas, o que determina o seu estreitamento, causando dificuldade respiratória, e é cada vez mais frequente na população. Entre os sintomas estão tosse seca ou com pouco catarro, em geral esbranquiçado, falta de ar ou uma sensação de aperto no peito e o característico “chiado no peito”.

Estes sinais podem aparecer em conjunto ou individualmente, em diferentes níveis de gravidade, variando de pacientes que têm crises esporádicas, passando pelos que convivem com a doença diariamente, atrapalhando a rotina diária, até aqueles que precisam de acompanhamento médico e têm que tomar remédio.

A asma é uma doença genética, frequente em pessoas da mesma família, mas os sintomas e a intensidade variam de pessoa para pessoa. Em 80% dos casos, as pessoas com asma têm uma outra doença associada: a rinite alérgica, que causa coriza, espirros, coceira na garganta e entupimento no nariz, sintomas que se assemelham a uma gripe ou resfriado.

Infelizmente, a asma não tem cura, mas sabe-se que algumas pessoas podem passar vários anos ou até décadas sem apresentar os sintomas da doença. O mais importante é que é possível viver bem, mesmo com a doença. “Todo asmático deve ter vida normal, mesmo que para isso tenha que tomar remédios regularmente. Por exemplo, qualquer atividade física pode e deve ser praticada por indivíduos com asma. Algumas medidas são fundamentais, como não fumar, não se expor a variações de temperatura, evitar contato com mofo, umidade, fumaça e poeira, se consultar com o alergologista e pneumologista, fazer os exames de avaliação pulmonar regularmente e ficar atento aos sintomas.

Para que uma pessoa possa saber se tem ou não asma, ela deve procurar um médico e informar os seus sintomas.

Fonte: ASBAI